Que Tipo de Livros Vocês Mandam?

Que Tipo de Livros Vocês Mandam?

Postado em:
Blog - Literatura
- 27/07/2017 18:53:31

"Agradáveis descobertas feitas por acaso são um dos maiores prazeres de folhear livros, e nada substitui a sensação de poder ter um livro físico em mãos [...] A alegria de descobrir algo que não sabíamos existir e que está profunda e inesperadamente conectado a algo que nos interessa no momento é uma das recompensas de folhear livros ao acaso, uma recompensa desconhecida para aqueles que têm uma visão apenas instrumental das livrarias, que delas saem assim que descobrem que o livro que desejam não está disponível"

Theodore Dalrymple

 

Muitos leitores tem nos perguntado que tipo de livros nós iremos selecionar para o Calhamaço. Esse post é para esclarecer um pouco as coisas.

O trecho acima foi um dos que nos motivaram a seguir com a idéia do Clube Calhamaço. 

Nós sabemos que o verdadeiro prazer da leitura - na maioria das vezes - está escondido nos cantos das prateleiras mais discretas das livrarias. As vitrines, as gôndolas, os balcões de destaque geralmente são povoados pelos livros mais vendidos no momento. E é só pegar uma dessas listas de "mais vendidos" pra ver que costumam ser mais de alguma mesma coisa, sempre. 

Nossa missão, então, é selecionar livros que fogem um pouco do circuito comercial de massa, e que tragam idéias diferentes. Um pouco de livreiro à moda antiga nos tempos de Internet.

As bases que vão guiar nossas escolhas são:

  1. Qualidade literária

  2. Temática Relevante

  3. Preço Justo


Ok, "Qualidade Literária" pode ser meio subjetivo. Vamos tentar explicar melhor. Nós bucaremos autores clássicos, consagrados pela crítica, premiados (laureados com o Nobel, vencedores do Man Booker Prize, por exemplo), trabalhos muito bem feitos de editoras menores, idéias muito originais. Nós acreditamos que a literatura de ficção é o meio mais adequado para uma boa educação do imaginário (falaremos mais disso), mas não ficaremos engessados nisso. Obras de não-ficção bem escritas e com temática relevante serão acolhidas em nossa confraria.

Falando nisso, "tematica relevante" é outro fator que teremos em conta. Gostamos muito da idéia de explorar outras culturas, outras épocas e situações diferentes através da literatura. Aliás, sempre gostamos de comparar literatura com viagem, e esse é um tema central do Calhamaço: viajar através dos livros. Vamos buscar livros que inspirem novos pontos de vista.

Por último, “Preço Justo". Somos um pouco avessos a essa onda de serviços premium e gourmetização. Queremos levar (e ler juntos) bons livros a um preço razoável. Nas
assinaturas trimestrais, por exemplo, garantimos que o valor do plano será igual ou inferior ao preço do livro proposto pela editora. Muito diferente da maioria dos clubes que
surgiram por aí.

Ainda não tem muita certeza se ler livros de ficção e um bom investimento? Lemos uma excelente matéria na Época Negócios que pode te dar mais algumas razões.

Se identificou com o Calhamaço? Clique e Assine! 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Nossos Primeiros Livros
Nossos Primeiros Livros
Pequeno Manifesto do Clube Calhamaço
Pequeno Manifesto do Clube Calhamaço