ícone do facebook ícone do instagram ícone do youtube

Nós, do Calhamaço

Antes de existirem as grandes livrarias, o mundo online e os livros digitais, a circulação dos livros dependia do livreiro. O livreiro tinha em comum o conhecimento da cultura e das pessoas. Conhecia o catálogo das editoras e trazia os livros para perto dos leitores. Por trás da tela, somos o livreiro de antigamente: uma ponte entre o que as editoras produzem de melhor e os leitores que não se contentam com menos que isso.

Da Editora Para Sua Estante

A maioria dos livros que você vê não são feitos para ler, são fabricados para consumir. 

São pensados, produzidos e promovidos com um único objetivo: a venda. 

Assim toda a cadeia de distribuição tem um grande incentivo para destacar esse pequeno grupo de livros com maior potencial de venda.

Mas nós conhecemos os atalhos do mercado editorial, sabemos que bons livros continuam sendo publicados, e queremos que eles cheguem até você.

Por que assinar o Calhamaço?

Você já passou alguma vez pela experiência de demorar mais para escolher um filme do que para assisti-lo? Estamos numa época em que o excesso de opções dificulta nossas escolhas. Com os livros a situação não é diferente: com um par de cliques, temos milhares de opções, mas o que escolher? 

Há sempre a opção de não fugir da nossa própria bolha de gostos e preferências.

O Calhamaço é uma segunda alternativa: estamos sempre atentos às publicações das melhores casas editoriais, garimpando livros e autores interessantes que talvez não chegassem até você de outra maneira.

Nós percebemos que no debate sobre literatura em nível acadêmico, é muito fácil cair num loop infinito de referências e minúcias que às vezes não fazem muito sentido para pessoas que não se dedicam integralmente a essa arte.

A crítica literária sem dúvida é importante. Mas ela nunca deve se sobrepor à experiência literária

Temos várias editoras e profissionais do livro fazendo um excelente trabalho no Brasil. Muitas vezes, esse trabalho artesanal e cuidadoso fica escondido debaixo de uma montanha de livros mais comerciais que acabam ganhando o centro do mercado editorial.

Ao invés de nos tornarmos um clube-editora, nós queremos dar o merecido protagonismo a essas editoras e a esses profissionais do livro. 

Essa é nossa maneira de fortalecer esse ecossistema tão importante e tão delicado do nosso ambiente cultural.

Subtítulo

O Calhamaço não é mais um clube de assinaturas. É um canal de conteúdo sobre livros, leitores e literatura. Como assinante você tem acesso em primeira mão ao conteúdo produzido em áudio e vídeo e pode participar do nosso clube do livro online. O Calhamaço é literatura para além das páginas.